JETY

Nossas terras mantêm alguns dos principais remanescentes florestais da cidade, num contexto de intensa devastação e avanço da especulação imobiliária. Segundo dados de abril de 2020, mais de 3 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica foram desmatados na cidade de São Paulo nos últimos cinco anos. Restaurando áreas de mata degradada, nós construímos outros caminhos a vida nas periferias da capital. Em 2019 recuperamos mais de 300 mudas de espécies como Pitanga, Cambuci, Araucária, Palmito Juçara, entre outras, em apenas uma das aldeias da TI Jaraguá. Além disso, através de práticas agroecológicas, retomamos o plantio tradicional de “alimentos verdadeiros” e a troca de sementes guarani: ao todo, hoje são mais de 50 variedades de jety (batata-doce), 16 de avaxi (milho), 14 de mandi’o (mandioca), 10 de kumanda (feijão), 11 de anda’i (abóbora), entre outros cultivares.

COMISSÃO GUARANI YVYRUPA

A Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) é uma organização indígena criada em 2006 que congrega coletivos do povo guarani das regiões Sul e Sudeste do Brasil na luta pelo reconhecimento de seus territórios tradicionais. Desde então, a organização vem se apoiando nos modos próprios de organização guarani, onde se escuta os anciões e as lideranças para definição das estratégias de ação política na luta por direitos.

CENTRO DE TRABALHO INDIEGENISTA [CTI]

O Centro de Trabalho Indigenista é uma associação sem fins lucrativos, fundada em março de 1979 por antropólogos e indigenistas. É constituído por profissionais com formação e experiência qualificadas nas mais variados campos e comprometidos com o futuro dos povos indígenas.

INTERVOZES

O Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social é uma organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil. O coletivo é formado por ativistas e profissionais com formação e atuação nas áreas de comunicação social, direito, arquitetura, artes e outras, distribuídos em 15 estados brasileiros e no Distrito Federal.

LABORATORIO TÁTICO DO COMUM

O Laboratório Tático do Comum, o LabTaco, é um projeto do Intervozes para produção colaborativa de comunicação e tecnologias abertas. O nosso objetivo é fortalecer territórios e coletivos que experimentam práticas políticas autônomas, não-proprietárias e democráticas para a vida social, como um espaço livre e aberto de conhecimento. O primeiro protótipo do LabTaCo será construído junto ao povo Guarani.